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Política de Sustentabilidade

1. Objetivo

 

A Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, Ambiental e Climática da Futuro Previdência Privada, tem por objetivo descrever as principais diretrizes para a sustentabilidade e responsabilidade social, ambiental e climática na definição da estratégia, condução e gestão dos negócios, produtos, atividades, processos e no relacionamento com as partes interessadas, destacando as principais linhas de atuação e governança, para promover o desenvolvimento sustentável para geração de valor a sociedade e o equilíbrio do meio ambiente e econômico.

2. Abrangência

 Todos as partes interessadas da Futuro Previdência Privada. Todos podem definir seus direcionamentos a partir das orientações previstas na presente Política, considerando as necessidades específicas e os aspectos legais e regulamentares a que estão sujeitas.

3. Normativas

3.1 Interna

a) Código de Ética e Conduta

b) Conformidade

c) Governança Corporativa

d) Política de Gestão de Riscos

3.2 Externa

a) Circular SUSEP Nº 666, de 27 de junho de 2022, que dispõe sobre requisitos de sustentabilidade, a serem observados pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar (EAPCs), sociedades de capitalização e resseguradores locais;

b) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD;

c) Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU;

d) Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos, da ONU;

e) Diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE para empresas multinacionais;

f) Diretrizes do Global Reporting Initiative – GRI.

g) Constituição Federal do Brasil, Artigo 5º ao 17, Direitos Fundamentais e que o indivíduo brasileiro e a sociedade devem desfrutar de forma contínua.

4. PRINCÍPIOS

 

São princípios de Sustentabilidade, responsabilidade Social, Ambiental e Climática da Futuro Previdência Privada:

 

4.1. Promoção do desenvolvimento de sua área de atuação em bases social, ambiental e climática sustentáveis;

4.2. Promoção de inovação social e tecnológica;

4.3.Respeito e promoção da diversidade, equidade e inclusão em seus negócios, atividades e processos na relação com as partes interessadas;

4.4. Gestão da operação empresarial de forma ecoeficiente e socioambiental responsável;

4.5. Atuação pautada na ética, integridade e transparência em seus negócios, atividades e processos de trabalho e na relação com as partes interessadas;

4.6. Alinhamento às normas legais, às políticas públicas e aos principais tratados, acordos, pactos e convenções nacionais e internacionais relacionadas à responsabilidade social, ambiental e climática dos quais o brasil é signatário;

4.7. Contribuição de impacto positivo e mitigação dos impactos negativos de seus produtos, serviços, atividades e processos;

4.8. Promoção da inclusão social e da inserção produtiva em bases social, ambiental e climática sustentáveis;

4.9. Engajamento de partes interessadas e incentivo à adoção de práticas social, ambiental e climaticamente sustentáveis à toda sua cadeia de valor.

5. DIRETRIZES

Para fins dessa Política, consideramos 

Natureza social: proteção e a promoção dos direitos e garantias fundamentais e de interesse comum.

Natureza ambiental: preservação e a reparação do meio ambiente, abrangendo a prevenção e sua recuperação.

Natureza climática: contribuição positiva na transição para uma economia de baixo

• carbono, mais verde e inclusiva, com foco na redução das emissões de gases do efeito

• estufa e na redução de impactos que possam ser associados às mudanças climáticas.

Partes interessadas: clientes, usuários, colaboradores e prestadores de serviços terceirizados, fornecedores e demais pessoas impactadas pelas nossas atividades, produtos e processos.

5.1. Das Diretrizes de Sustentabilidade, Sociais, Ambientais e Climáticas

A atuação da Futuro Previdência Privada é baseada na ética e promoção dos direitos humanos e dos direitos fundamentais do trabalho, pela universalização dos direitos sociais e da cidadania, e pelo respeito ao meio ambiente. As estratégias adotadas visam aprimorar e implementar garantias para atuação:

Sustentabilidade

Nosso foco é sermos agentes de transformação positiva, gerando valor compartilhado para as partes interessadas. Os compromissos assumidos reforçam nossa crença no potencial transformador da sustentabilidade as quais atuamos:

a) Inclusão e educação financeira - direcionadores importantes para nós, pois por meio deles impactamos e transformamos pessoas e apoiamos no equilíbrio da economia.

b) Transparência e colaboração - assegurando a atuação da Futuro Previdência em prol do desenvolvimento sustentável do País, observando, para tanto, os instrumentos e formalidades legais pertinentes;

c) Contribuir para o desenvolvimento nacional sustentável, considerando na aquisição de produtos e serviços da Futuro Previdência Privada o relacionamento com as partes interessadas, nos seguintes aspectos: Valorização do ser humano, do equilíbrio econômico-financeiro e do meio ambiente; Incentivo a redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada de resíduos, bem como a aquisição de materiais que forneçam economia de insumos e energia;

d) Adotar estratégias direcionadas para estimular a adesão das partes interessadas a boas práticas sociais, ambientais e climáticas;

e) Adotar e incorporar critérios de responsabilidade socioambiental e de sustentabilidade nos negócios e nos processos de desenvolvimento, revisão e comercialização de produtos.

f) Garantir a adoção de práticas que estejam alinhadas com a proteção do meio ambiente e elevação do desempenho ambiental, otimizando o uso de recursos naturais e atentando para os riscos e oportunidades vindo de aspectos ambientais significativos, incluindo as mudanças climáticas.

g) Aplicar mecanismos e critérios específicos de avaliação de risco, priorizando as atividades e operações com maior potencial de causar dano social, ambiental e climático.

Sociais

Nosso objetivo promover práticas e ações que visam minimizar os impactos negativos na sociedade e promover um ambiente confortável e acolhedor as partes interessadas, observando:

a) Atuação pautada na redução das desigualdades sociais com foco em disponibilizar acesso a oportunidades sociais e financeiras para contribuir no desenvolvimento social e econômico de indivíduos;

b) Incentivo de ações sociais voluntárias e solidárias, promovidas por colaboradores que visam gerar valor para a sociedade;

c) Fomenta cultura organizacional de respeito e valorização das diferenças das pessoas, estimulando práticas de gestão que promovam a inclusão, a equidade e a mitigação de todas as formas de preconceito e discriminação, afastando qualquer violação de direitos e garantias fundamentais, atos lesivos de interesse comum e de práticas discriminatórias;

d) Respeita os direitos trabalhistas, a liberdade de associação e de negociação coletiva na relação com a comunidade interna;

e) Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados promovendo a equidade de oportunidades, a transparência nos processos de seleção, promoção e avaliação e nas políticas de remuneração e plano de carreira dos empregados;

f) Proporciona acessibilidade em canais digital adequada as partes interessadas, promovendo comunicação de fácil acesso com todos os públicos de interesse.

Ambientais

Nos envolvemos e promovemos práticas e ações que visam minimizar os impactos negativos na sociedade e no meio ambiente com a atuação responsável nos seguintes aspectos:

a) Promoção a eficiência no consumo de energia e de recursos naturais;

b) Promoção a Gestão adequada de resíduos;

c) Avaliar dos riscos sociais, ambientais e climáticos em seus relacionamentos e ao definir sobre a contratação ou não de serviços de parceiros e o fornecimento ou não de crédito para pessoas, de acordo com a classificação de riscos ambientais que possam ser identificados na pesquisa em birôs.

Climáticas

Assumimos a responsabilidade em questões climáticas no enfrentamento de desafios ambientais que possam causar impactos a sociedade e a nossa região, atuando:

a) Garantir a adoção de práticas de negócio que estejam alinhadas com a proteção do meio ambiente e elevação do desempenho ambiental, otimizando o uso de recursos naturais e atentando para os riscos e oportunidades advindos dos aspectos ambientais significativos, incluindo as mudanças climáticas;

b) Garantir que os nossos negócios estejam preparados para os desafios climáticos, conscientizando e engajando as partes interessadas para transparência, informando os riscos e oportunidades de atividades, produtos e serviços que possuem impactar as mudanças climáticas.

c) Agindo prontamente as oscilações climáticas de grande impacto que resultem em perdas financeiras as partes interessadas, principalmente de colaboradores, promovendo ações internas e apoiando na reconstrução de perdas e na ambientação social adequada a sua necessidade.

6. Do Relatório de Sustentabilidade

6.1 A Futuro Previdência elaborará até o dia 30 de abril de cada exercício, o relatório de sustentabilidade, descrevendo:

I - as ações desenvolvidas à oferta de produtos ou serviços; ou

II - ao desempenho de suas atividades e operações.

 

6.2 Resultados obtidos no exercício anterior e os esperados para o atual e os aspectos mais relevantes relativos à gestão dos riscos de sustentabilidade a que se encontra exposta, incluindo:

a) o monitoramento realizado;

b) a maneira como os resultados do monitoramento de que trata no item anterior são considerados na revisão dos objetivos estratégicos, do plano de negócios e da política de sustentabilidade;

c) os principais colaboradores, órgãos e unidades envolvidos na gestão de riscos, bem como suas respectivas atribuições e responsabilidades;

d) os principais riscos identificados e seus possíveis impactos a curto, médio e longo prazos sobre o modelo de negócio, sua estratégia e operações;

e) os processos utilizados para identificar, avaliar, classificar, mensurar, tratar, monitorar e reportar riscos; e

f) a maneira como os riscos são integrados à EGR e à gestão dos riscos de subscrição, de crédito, de mercado, operacional e de liquidez.

6.3 O relatório de sustentabilidade será:

I - elaborado com relação à data-base de 31 de dezembro do exercício anterior à sua divulgação;

II - aprovado pelos diretores responsáveis pelas ações de que trata o item 6.1, pelo diretor responsável pelos controles internos; e

III - encaminhado, para ciência:

a) ao Conselho Deliberativo; e

b) Diretoria; O relatório de sustentabilidade ficará disponível ao público externo no site da Futuro Previdência pelo prazo mínimo de cinco anos a partir da data de sua divulgação.

7. Canais de Divulgação e Comunicação

• Futuro Previdência Privada: www.futuroprevidencia.com.br

• Canal de Transparência: Cadastro de manifestação

8. Responsabilidades

8.1 Da Futuro Previdência

a) Transparência

Reconhecemos a relevância e o impacto decorrente de nossos negócios na sociedade. Por isso, entendemos que, cada vez mais, é necessário mensurar, reportar e gerir esses impactos, ampliando as contribuições positivas e mitigando riscos e resultados indiretos negativos de nossos negócios.

b) Relacionamento com partes interessadas

Reconhecemos também que o relacionamento com as diversas partes interessadas, por meio de consultas e diálogos estruturados, contribui para o aprimoramento da gestão dos negócios. Estabelecemos critérios de avaliação, análise e aprovação nos relacionamentos com partes interessadas garantindo a governança adequada, a mitigação de riscos garantindo que a contratação de colaboradores e parceiros seja feita de forma criteriosa e embasada, com metodologias que provenham o maior nível de segurança para o nosso negócio.

c) Clientes

• Servir clientes com excelência, de acordo com suas necessidades e objetivos, conforme estabelecido na Norma Institucional de Relacionamento com Clientes

• Fomentar canais de comunicação que promovam a transparência e a qualidade no atendimento.

• Apoiar e monitorar os clientes na transição para uma economia mais sustentável;

• Proporcionar acessibilidade digital aos clientes de forma adequada a sua necessidade.

d) Sociedade

• Contribuir para a disseminação e fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). • Engajar e envolver as partes relacionadas na identificação de atividades que possam produzir impactos sociais, ambientais e climáticos na Sociedade por intermédio de ações, eventos e informações envolvendo o tema.

e) Parceiros

Avaliar, monitorar e engajar os fornecedores conforme diretrizes estabelecidas na presente Política.

8.2 Do Conselho Deliberativo

a) O Conselho Deliberativo é responsável pela definição da estratégia da Futuro Previdência buscando, constantemente, alinhar o planejamento estratégico com os aspectos sociais, ambientais e climáticos, segundo as melhores práticas de Governança Corporativa com objetivo de promover desenvolvimento sustentável para geração de valor a sociedade, meio ambiente e o equilíbrio da economia.

8.3 Do Diretor Responsável

a) Compete ao Diretor indicado na SUSEP a responsabilidade pelo cumprimento do disposto na Resolução 666 de 27 de junho de 2022, e por atuar de modo a garantir o alinhamento com as diretrizes desta Política para a inserção da Sustentabilidade Corporativa e da responsabilidade social, ambiental e climática nas operações e nos negócios.

8.4 Da área de Compliance e Controles Internos

Incumbe a área de Compliance e Controles Internos a responsabilidade de:

a) acompanhar a execução e o andamento em conformidade dos procedimentos estipulados nesta Política;

b) realizar o monitoramento da Política e sua efetividade de acordo com as métricas e indicadores na própria Política;

c) auxiliar no desenvolvimento de mecanismos para controle e mitigação dos riscos e ferramentas de aferição de métricas, estatísticas e indicadores, para subsidiar planos de ação para correções de deficiências e melhorias;

d) reportar à Diretoria, periodicamente, a efetividade dos itens acima, identificando e corrigindo eventuais deficiências e sugerindo melhorias;

e) Promover ações de treinamento e sensibilização relacionadas à sustentabilidade, de maneira a incentivar sua abordagem em todos os níveis da Futuro Previdência;

f) Engajar nossos colaboradores nas práticas de trabalhos voluntários, reforçando o exercício da cidadania;

g) Atuar considerando as diretrizes estabelecidas na presente Política.

8.5 Dos Produtos

a) Adotar critérios de responsabilidade social, ambiental e climática nos processos de desenvolvimento, revisão e comercialização de produtos e serviços. b) Identificar oportunidades de negócios que considerem aspectos de natureza social, ambiental e/ou climática, alinhadas ao pilar estratégico de negócios sustentáveis.

Porto Alegre, 30 de dezembro de 2024.

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