Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
Gravidez.
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios etc.): se feitas em estabelecimento apropriado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses; caso contrário, o prazo é de 12 meses..
Piercing ou brinco: se feitos em local sem mucosa, com material descartável e em estabelecimento apropriado, o prazo é de 6 meses; caso contrário, o prazo é de 12 meses (locais com mucosa).
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 6 meses.
Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc.): aguardar 6 meses.
Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
Acupuntura: com material descartável/agulha própria, aguardar 24 horas; em procedimento não seguro, aguardar 6 meses; se realizada com laser ou sementes: apto.» Vacina contra gripe: por 48 horas.
Vacina contra Covid-19: 7 dias.» Vacina contra Dengue: 4 semanas.
Viagem ao exterior para os Estados Unidos ou regiões com surto de Febre Amarela impede a doação por 30 dias, após o retorno.
Europa: quem morou na Europa após 1980, verificar aptidão pelo Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800»Doenças:» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).»
Malária: quem esteve nos estados brasileiros com alta prevalência (como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins) ou em países endêmicos para malária, aguardar 30 dias após o retorno para doar.
Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).
Covid-19:· Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptos a doar 1 semana após a cura.· Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.· Candidatos que tiveram contato com casos positivos de contaminação por coronavírus estão aptos a doar após 7 dias do último contato.· Candidatos que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica estão aptos a doar após o término do tempo de indicação de isolamento.· Profissionais de saúde estão aptos a doar, desde que estejam fazendo uso correto de EPI.
Dengue:· Não hemorrágica: apto a doar 4 semanas após a cura.· Hemorrágica: apto a doar 6 meses após a recuperação completa.